На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:
A monarquia portuguesa foi uma das raras da Europa que permitiu sempre que mulheres pudessem assumir o trono e reinar de facto como monarcas (à semelhança das restantes monarquias ibéricas e britânicas). Contudo e apesar de em várias épocas terem estado mulheres na iminência de assumir o trono, as vicissitudes da história fizeram com que isso só viesse a acontecer pela primeira vez já no século XVIII. Na sua história, Portugal acabou por ter apenas duas Rainhas reinantes: Maria I e Maria II. Todas as restantes foram rainhas consortes, ou seja, usufruíram do título de rainha de Portugal enquanto esposas (consortes) de Reis e não porque desempenhassem qualquer poder ou função (à semelhança, por exemplo, das rainhas Letícia da Espanha e Camila do Reino Unido). Podiam, no entanto, influenciar as decisões dos maridos, e a história de Portugal regista vários casos.
Além disso, várias Rainhas desempenharam as funções de Regente de Portugal, e, portanto, do império ultramarino português, sobretudo durante a menoridade dos seus filhos e herdeiros do trono.